Eu vou dizer uma coisa que provavelmente vai contra tudo o que os gurus de finanças do YouTube te falaram. E eu não estou nem aí. Eu sou a favor do cara ter dinheiro na poupança.
Pronto, falei. Antes que você feche esta página achando que eu enlouqueci, me escute. Eu não estou dizendo que a poupança é um bom investimento. Ela não é. A rentabilidade é um lixo, muitas vezes perde para a inflação. O que eu estou dizendo é que, para uma parcela enorme de brasileiros, a poupança é uma ferramenta de proteção financeira muito mais eficaz do que uma carteira de investimentos mal montada. E a principal coisa da qual ela te protege é do seu próprio ego.
Eu já vi muita, mas muita carteira de investimento de gente que se diz “séria” no mercado financeiro, gente que acompanha canais grandes, que estuda, e que não consegue rentabilizar mais do que a poupança. Já vi gente perder dinheiro por 5, 6 anos seguidos, sendo que se tivesse simplesmente deixado o dinheiro na poupança, teria ganhado mais. É bizarro, mas é a mais pura verdade.
A Poupança Como Escudo Contra o “Efeito Manada”
O mercado financeiro é um campo de batalha psicológico. Quando a bolsa sobe, o ego infla. O cara que acabou de começar acha que é o novo Warren Buffett. Ele vê a Selic pagando 13%, mas a ganância grita: “na bolsa eu posso ganhar 17%!”. Então ele vai para a bolsa sem estratégia, sem preparo, e na primeira queda, perde 5%. O que ele faz? Em vez de recuar, ele dobra a aposta. “Eu vou recuperar”, ele diz. E aí começa a degringolada que leva à perda do capital.
A poupança te protege disso. Ela é chata. É previsível. Ela não te dá a euforia da alta, mas também não te dá o pânico da baixa. Para quem não tem controle emocional, para quem tem medo da Selic, para quem não entende nada do mercado, é muito melhor ter o dinheiro rendendo o mínimo na poupança do que se aventurar a fazer besteira.
Melhor o Mínimo Garantido do que um Prejuízo Certo
O problema não é o mercado. O problema é a pessoa entrar no jogo sem entender as regras. Se você não tem uma estratégia consistente, se não sabe quanto precisa ganhar para atingir suas metas, se compra e vende por impulso, a chance de você ter prejuízo é altíssima. A grande maioria das pessoas não tem conhecimento sobre o assunto. E para elas, a poupança funciona como um freio de mão.
É preferível ter seu dinheiro rendendo pouco, mas seguro, enquanto você estuda para poder tomar decisões melhores no futuro, do que se jogar no mercado e perder o capital que levou anos para juntar. A poupança não é um destino final. É uma trincheira. Um lugar para você se proteger enquanto aprende a lutar, mesmo, infelizmente manter essa rentabilidade minima da poupança enquanto a pessoa ainda aprendeu a investir em um cdb 100% do cdi.
Seja Honesto com Você Mesmo
O plano de batalha aqui é um exercício de honestidade brutal. Olhe para a sua carteira de “investidor”. Ela rendeu mais que a poupança no último ano? E nos últimos dois? Se a resposta for não, talvez seja a hora de ter humildade. Recue. Volte para a segurança da trincheira, não precisa voltar para a poupança, não é isso que estou dizendo, mas voltar para o CDI. Estude o mapa, afie sua espada, entenda o inimigo.
É muito mais inteligente e estratégico admitir que você ainda não está pronto para a batalha e proteger seu exército, do que marchar de peito aberto para o massacre por puro ego. A poupança pode não te deixar rico, mas ela vai garantir que você não fique mais pobre por tentar.



